Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu chega à 34ª edição
17155
post-template-default,single,single-post,postid-17155,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu chega à 34ª edição

Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu chega à 34ª edição

Na manhã de 02 de outubro, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado, aconteceu a solenidade de abertura da trigésima quarta edição da SEAB – a Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu. O evento acontece até o dia 04 de outubro.
Considerada um dos eventos mais tradicionais da Unesp, em Botucatu, a SEAB tem o intuito de promover cursos destinados às áreas das engenharias Agronômica, Florestal e Bioprocessos e Biotecnologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
A edição de 2023 marca a retomada da SEAB após a pandemia e teve 200 pessoas inscritas, participando dos 11 cursos oferecidos, com 65 palestrantes e cerca de 60 pessoas envolvidas na organização.
O professor Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, agradeceu todos os docentes e estudantes envolvidos na organização da Semana, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e as empresas parceiras. “A SEAB é um evento organizado pelos alunos para os alunos. É um evento grande, que exige muito esforço e engajamento dos que assumem a responsabilidade de organizá-lo. Com a participação de profissionais de excelência, a SEAB acontece desde 1987, é um patrimônio da FCA e da FMVZ. Tenho boas lembranças da SEAB como aluno, o quanto alguns dos cursos foram importantes para minha formação e para minha carreira. É um evento relevante que promove a complementação da formação daqueles que participam em temas que são bastante atuais. Espero que vocês aproveitem para adquirir conhecimentos mas também para interagir, conhecer pessoas, confraternizar, isso também é muito importante. Temos a certeza de que será um ótimo evento, com excelentes palestras e oportunidades”.
O vice-diretor da FMVZ, professor Mario de Beni Arrigoni, corroborou a fala de sua colega. “É uma satisfação reiniciar essa tradição interrompida contra a nossa vontade pela pandemia. A história da SEAB mostra que ela é uma grande oportunidade dos alunos se integrarem. São eventos que acontecem pela dedicação dos nossos alunos, com apoio de docentes e servidores e aqui reitero os agradecimentos a todos os envolvidos na organização. Nós, dirigentes, oferecemos apoio irrestrito a iniciativas como essa, assim como fazemos aos grupos de estudo e empresas juniores. Agradeço a todos e saúdo a parceria saudável entre FCA e FMVZ que, espero, seja duradoura e continue a trazer benefícios para toda a comunidade universitária”.
A professora Kassandra Sussi Mustafé Oliveira, coordenadora da SEAB pela FCA, fez uso da palavra para agradecer todos os envolvidos e lembrar o hiato de 3 anos na organização da SEAB imposto pela pandemia da Covid-19. “Foi um período em que tivemos que nos adaptar em diferentes níveis, em diferentes contextos, de maneira rápida e emergencial. Mas a SEAB, espaço de encontro, aprimoramento e criatividade teve esse hiato. Retomamos agora esse evento com entusiasmo, com vontade de resgatar a cultura do encontro que a FCA e FMVZ sempre fazem juntas. Caros alunos, que a novidade, a criatividade, o apetite pela descoberta possam ser resgatados, para move-los daqui até o fim da graduação. Esse ano, me despeço da coordenação com muita gratidão. Aproveitem o evento.
Coordenadora da SEAB pela FMVZ, a professora Juliana Gomes Quitzan deixou uma mensagem de incentivo aos alunos, para que a SEAB possa crescer e se expandir como evento. “Eu também tive oportunidade de, quando aluna, participar da organização da SEAB. Todos nós, da FCA e FMVZ, fazemos parte da mesma família. Uma das nossas responsabilidades inclui manter nossa história viva. E a SEAB é parte importante dessa história. Eu acredito que esse ano foi especial por termos a oportunidade de ter novamente esse evento. Mas é um ano que nos faz repensar em como fazer para trazer novamente todos os alunos para essa iniciativa. Tenho certeza que a SEAB pode ser gigante como ela já foi um dia. Agradeço a participação de todos, organizadores e participantes, que acreditaram nessa história”.
Lara Salomão Resende, representante discente na organização do evento também deixou sua mensagem aos colegas. “É com imensa alegria que damos as boas vindas a todos. Para muitos de nós, essa é a primeira SEAB. Mas agora estamos revivendo esse evento incrível que tem sido parte da nossa faculdade por décadas. Convido cada um de vocês a se apaixonarem por esse evento, assim como nós, organizadores nos apaixonamos. Queremos que a SEAB se torne uma experiência inesquecível para todos, repleta de aprendizado e conexões valiosas. Parabenizo a todos que trabalharam com carinho e responsabilidade para tornar esse evento possível”.