Minicurso de drones agrícolas: a vez delas
18174
post-template-default,single,single-post,postid-18174,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Minicurso de drones agrícolas: a vez delas

Minicurso de drones agrícolas: a vez delas

No dia 19 de outubro, na Fazenda Experimental Lageado, aconteceu a segunda edição do Minicurso Drone Agrícola Apenas para Elas, realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), em comemoração ao Outubro Rosa

Com quase uma centenas de mulheres inscritas, o evento foi beneficente, solicitando a entrega de 5 litros de leite por inscrição que serão entregues pela Fepaf a entidades assistenciais de Botucatu.

A abertura oficial do evento foi feito pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, ex-diretora-presidente da Fepaf e vice-diretora eleita da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu. “É importante frisar a relevância deste evento durante o mês de outubro, mês que nós trabalhamos com a questão do câncer de mama. É um mês em que todas nós mulheres estamos mais atentas a essa questão do autocuidado. Que esse cuidado seja com nós mesmas, com nossas amigas, companheiras e que também possamos estender isso ao nosso ambiente. Nós passamos por um momento crítico de mudança de clima, desmatamento e percebemos como é importante a participação das mulheres nos cargos de gestão. Todos nós temos dentro de nós o masculino e o feminino, mas sabemos que esse olhar cuidadoso, atencioso é algo tipicamente feminino. Fico feliz de ver nossas mulheres buscando sim uma formação, uma profissionalização para que possamos contribuir cada vez mais com o desenvolvimento da nossa sociedade. Agradeço à Fepaf e aos parceiros que nos ajudaram a organizar esse evento”.
As atividades tiveram início com uma palestra sobre saúde da mulher, proferida pela equipe da Seção Técnica de Saúde (STS) da Unesp/Botucatu com o tema “O fortalecimento da mulher: corpo, mente e saúde aliados à nossa rotina”. Na sequencia, a parte teórica do curso, propriamente dito, teve as palestras “Introdução ao mapeamento agrícola com drones”, com Giovanna Oliveira, da MD Agro; “Controle biológico com drones”, com Tamiris Araújo, professora da Universidade Federal de São Carlos e “Importância da qualidade da pulverização”, com Bianca Rezende de Freitas, da empresa AgroEfetiva e doutoranda em Proteção de Plantas pela FCA/Unesp. Após as palestras, teve início a parte prática do curso, no gramado ao lado do Anfiteatro Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo.

As participantes aprovaram a iniciativa e o conteúdo do curso. “Fiz o primeiro curso que eles ofereceram apenas para mulheres e achei que seria válido cursar novamente, pois sempre aprendemos coisas novas. O curso é muito bom. Eles sempre trazem conteúdo atualizado, seja da área da saúde, seja da área de pulverização. É muito interessante esse formato somente para mulheres. É uma possibilidade das mulheres ficarem mais à vontade para se expressarem, para tirarem dúvidas. Esse formato é uma ótima ideia”, comentou Ana Luiza Rosseto, aluna do segundo ano de Zootecnia da Unesp.

Já Liriel Keller, aluna do primeiro ano do curso de Agronegócio da Fatec, estava fazendo o curso pela primeira vez. “Quis fazer o curso porque ele abre um leque de opções profissionais. O conteúdo é muito legal, dá pra ver que são ótimos profissionais ministrando. Estarmos apenas em mulheres aqui traz mais segurança. Achei que foi uma ideia muito legal e estarei presente nos próximos, com certeza”.

A segunda edição do Minicurso Drone Agrícola Apenas para Elas teve apoio de Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, STS/Unesp, AgroEfetiva, Agrotip, MD Agro e GEAG/UFSCar.