17 mar Luz no Campus – O Valor da Mudança – 17/03/2010
Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer
Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.
O Valor da Mudança
Nossa cultura não nos incentiva a lutar, mas a chorar, a nos vitimar. Valorizamos e protegemos os fracos e, ao mesmo tempo, criticamos os ousados, criativos. Consideramos o trabalho uma penalidade, e nosso sonho maior é sempre descansar. Mas a vida é sempre o resultado de uma luta. O fim da luta é a morte. E criar, a grande redenção. Utilizamos os filósofos Nietzsche e Espinoza. Falamos sobre a força de viver que move todas as coisas, ressaltando a importância dos obstáculos, das barreiras, para o aumento de vida. Estar alegre é estar acrescido de força, aumentado, e este acréscimo vem da superação dos obstáculos. Buscar novos desafios é intensificar a vida, aumentar sua força; em outras palavras, produzir alegria. A usina hidrelétrica é usada como metáfora para pensar a multiplicação da força a partir do obstáculo.
Viviane Mosé
A conferencista é Psicóloga e Psicanalista, especialista em “Elaboração e Implementação de Políticas Públicas” pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre e Doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foi professora, entre 1991 e 1992, da Universidade Federal do Espírito Santo e da Faculdade de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória. De 1998 a 2003 foi professora da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, e entre 2001 e 2002 foi professora de Pós-Graduação da Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro. De 1995 a 1998 foi professora e psicanalista membro do Instituto de Formação em Psicanálise com formação Freudiana, coordenado pelo Dr. Chaim Katz.
Em 2005 e 2006, escreveu e apresentou o quadro “Ser ou Não Ser”, no Programa Fantástico da TV Globo, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana.
17 de Março de 2010 – Quarta-feira
No Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo – Fazenda Experimental Lageado
Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP
As 18 horas
ENTRADA: 1 kg de alimento não-perecível.