07 maio Luz no Campus – Da Bactéria ao Dinossauro. Extinção e Preservação das Espécies – 07/05/2008
Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer
Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.
Da Bactéria ao Dinossauro. Extinção e Preservação das Espécies. –
Tópicos: Big Bang e a origem do universo. Sistema Solar. Teoria de Oparin sobre a origem da vida. Primeiros organismos. Reino Animalia. Reino Plantae. Teoria Criacionista. Teoria Evolucionista. Irradiação adaptativa. Sucessão Ecológica. Eras Geológicas. Dinossauros. Teoria de Alvarez sobre a extinção dos dinossauros. ATerra após a extinção dos dinos. Evolução Biológica do Homem. Evolução Cultural do homem. Extinção de espécies em tempos profundo e superficial. Extinção da megafauna americana. Biodiversidade atual. Extinção atual. Animais ameaçados de extinção no Brasil.
Prof. Dr. Adilson D. Paschoal
Professor Titular
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”-USP
Piracicaba, Sp
Dados curriculares:Engenheiro Agrônomo (ESALQ). Ph.D. (The Ohio State University, EUA); Professor Titular (ESALQ-USP).
Prêmio IPÊS de Ecologia (FGV); Prêmio Frederico de Menezes Veiga (EMBRAPA); Prêmio CENAFOR (Ministério da Educação e Cultura).
Áreas de atuação: Acarologia. Manejo natural de pragas. Agroecologia. Agricultura Orgânica
07 de Maio de 2008 – Quarta-feira
No Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo – Fazenda Experimental Lageado
Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP
As 17 horas