19 mar Luz no Campus -Astrologia Arquetípica e os Princípios da Nova Ciência – 19/03/2014
Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer
Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.
Astrologia Arquetípica e os Princípios da Nova Ciência
A Astrologia aparece entre os primeiros registros do aprendizado humano. Tudo indica que a sua codificação ocorreu 3 mil anos antes da era cristã, na Babilônia. Foram os egípcios, entretanto, os primeiros a praticar a Astrologia de forma individual, limitados ao faraó e às pessoas importantes do governo, auxiliando na construção das pirâmides. Também na China e na Índia, o uso da Astrologia data de muitos séculos antes da era cristã, sendo que até hoje muitos casamentos são definidos baseados no mapa astral dos noivos. Desde o final do século XX, constata-se uma nova onda de interesse pelo sagrado na natureza e também pelos astros e seus arquétipos que desvelam o mais profundo do ser humano. Hoje em dia a chamada Astrologia Arquetípica têm sido usada por psicólogos, terapeutas, médicos e outros profissionais de saúde que se envolvem com a cura profunda do ser, principalmente através do uso da chamada medicina do sutil. Há um visível retorno do sagrado no interesse do cidadão que busca o autoconhecimento em nossos tempos, desta vez de uma forma muito menos dogmática, procurando conciliar matéria e espírito e descartando, portanto, uma das regras básicas de Descartes e, ao mesmo tempo, se aproximando de uma vertente da Física Quântica. O vínculo dessa nova onda de interesse pelo sagrado, pelos astros e pelos padrões ocultos da natureza com as descobertas científicas do século passado serão abordados neste tema.
Ivan Amaral Guerrini
Físico, Professor Titular da UNESP, IB, Botucatu, aposentado em 2013. Mestre e Doutor em Física Aplicada pela USP e pós-doc em Teoria do Caos e Complexidade pela Universidade de Nebraska, EUA (1985-1986 e 1992-1994). Trabalha atualmente no Vitta Espaço Saúde, Londrina, como escritor, palestrante e professor de Educação Transdisciplinar e na área de aplicações de Sistemas Complexos e Física Quântica em terapias complementares de saúde. É consultor astrológico para indivíduos e casais.
19 de Março de 2014 – Quarta-feira – 18 Horas
Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”
Faculdade de Ciências Agronômicas / Unesp
Fazenda Experimental Lageado – Botucatu / SP
ENTRADA: 1 kg de alimento não-perecível.