Recomendações de calagem e adubação para a goiabeira ‘Paluma’ cultivada no estado de São Paulo
14874
product-template-default,single,single-product,postid-18193,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce,woocommerce-page,woocommerce-no-js,woolementor,wl,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-template-full-width,elementor-kit-6,elementor-page-15401

Recomendações de calagem e adubação para a goiabeira 'Paluma' cultivada no estado de São Paulo

Autores: William Natale, Danilo Eduardo Rozane

Sinopse: A goiaba é a mais brasileira das frutas, apesar de não haver consenso entre os historiado-res/pesquisadores sobre a localização exata de seu centro de origem na América Tropical. Apesar de ser uma fruta conhecida e apreciada em todas as partes do País, tanto in natura como transformada industri-almente, nunca mereceu a atenção necessária devido às suas características de rusticidade. Entretanto, a partir dos anos 1980 houve grandes avanços no melhoramento genético dessa Myrtaceae, bem como evolução no conhecimento sobre as exigências nutricionais da goiabeira.
Esta publicação tem origem na demanda do setor produtivo de goiaba em São Paulo, que responde pela maior parte da área plantada no Brasil e, tam-bém, é o Estado com a maior produção e parque industrial de transformação da fruta.
O livro representa o somatório da experiência e vivência dos autores em sua trajetória acadêmica na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, campus de Jaboticabal e Registro, mas também, de pesquisadores de diversas Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil e do exterior que contribuíram com seus trabalhos para o progresso da Fruticultura em geral e, para a goiabicicultura em especial.
Os temas abordados, divididos em 17 capítulos, cobrem uma ampla gama de informações técnico-científicas que tratam da produção de goiabas, buscando o equilíbrio entre a produtividade, a qualidade do fruto colhido e a preservação do meio ambiente.
Os assuntos abordados abrangem: a importância das frutas na dieta alimentar; o papel do solo e do clima no cultivo de goiabas; o manejo da fertilidade do solo dos pomares, detalhando a utilização de ferramentas como a análise de solo e de folhas, fundamentais para o uso racional de insumos; culminando com a indicação de níveis críticos, balanço de nutrientes nos pomares, além das recomendações de doses de corretivos e fertilizantes para alcançar altas produtividades com economia e segurança ambiental.
Os resultados apresentados neste livro representam mais de trinta anos de pesquisas conduzidas em laboratório e em campo pelos autores, cujo objetivo é aprimorar o manejo da cadeia produtiva da goiaba no País, oferecendo solução para diversas questões, mas, com a consciência de que há muito a aprender e a pesquisar ainda sobre o tema. Inúmeras sugestões e recomendações aqui indicadas são também válidas e aplicáveis a outras regiões com condições edafocli-máticas semelhantes.

Idioma: Português
Nº Páginas:136
País: Brasil
ISBN: 978-85-64951-08-2
Ano:2024
Editora: João Gilson Brasil

R$ 50,00