Primeira edição do SIA faz sucesso abordando tecnologias avançadas
18184
post-template-default,single,single-post,postid-18184,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Primeira edição do SIA faz sucesso abordando tecnologias avançadas

Primeira edição do SIA faz sucesso abordando tecnologias avançadas

Entre os dias 16 e 18 de outubro, na Fazenda Experimental Lageado, sede da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, aconteceu o 1º Simpósio Internacional de Agronomia da Unesp – Tecnologias Avançadas.
O evento, com cerca de 120 participantes e 107 trabalhos científicos inscritos, aconteceu de maneira híbrida, presencial e on line, e teve o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências, além de estimular parcerias entre instituições de pesquisa e empresas. O Simpósio foi também uma excelente oportunidade de atualização sobre as novas tecnologias e práticas sustentáveis no setor agrícola, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio no Estado de São Paulo.
O evento contou com oito palestrantes internacionais, da Colômbia, Peru, Portugal, Chile e Estados Unidos e cinco nacionais, vinculados a instituições como UFSCar, Esalq/USP, IF Goiano, Unipampa e Embrapa Soja.
A mesa de abertura foi constituída apenas por mulheres. Além da professora Maria Marcia Pereira Sartori, coordenadora do Simpósio, estiveram presentes as professoras: Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora eleita da FCA; Pricila Veiga dos Santos, chefe do Departamento de Produção Vegetal, representando os chefes de Departamento e Janine Farias Menegaes, representando os novos docentes da FCA e a Ouvidoria da Universidade.
Na abertura do evento, a professora Maria Marcia comentou: “Esse Simpósio tem o objetivo de atender a uma demanda dos nossos alunos de pós-graduação. Esse evento abrange diversas áreas da Agronomia, com intenção de partilhar conhecimentos de tecnologias avançadas. Todos os palestrantes convidados são egressos da Unesp ou desenvolvem pesquisas conjuntas com nossos docentes e pesquisadores”.
A professora Renata Fonseca também falou sobre a importância do evento. “É uma honra participar desse Simpósio, com esse tema tão importante. Parabenizo todos os organizadores do evento por criarem esse espaço para que se possa discutir a tecnologia, não só do ponto de vista acadêmico, mas principalmente, como agente de transformação social. É um espaço que reúne pesquisadores, mas também estudantes de graduação e graduação, tendo, portanto, o importante papel de formação de recursos humanos”.
A professora Maria Marcia Sartori também fez uso da palavra ao final do evento, após a premiação dos trabalhos. “Estou muito feliz porque tudo deu certo no evento. Usamos verbas obtidas a partir de um edital da Pró-reitoria de Pós-graduação da Unesp. Contamos com o apoio dos docentes e alunos que nos prestigiaram e enviaram trabalhos de ótima qualidade. Agradeço a todos que colaboraram na organização e aos palestrantes que trouxeram conteúdos muito pertinentes, de alto nível”.
Para a avaliação dos trabalhos inscritos foram destacados avaliadores entre os professores da FCA. Na categoria “graduação”, foram premiados os alunos Lucas Gomes de Brito (1˚) e Renata dos Santos Torelli (2˚) com os trabalhos intitulados, respectivamente: “Modelos de classificação para concentração de nitrato em folhas de lúpulo a partir de processamento digital de imagens” e “Avaliação de descritores agronômicos de porta-enxertos de citros submetidos a tratamento de sementes”.
Na categoria mestrado, forma premiados os alunos Marcela Checco (1˚) e Leonardo Silva Campos (2˚), com os trabalhos intitulados, respetivamente: “Boosting soil quality and crop development using enzyme-based biological conditioners: effects on soybean growth and soil enzymatic activity” e “Desenvolvimento inicial de mudas enxertadas de raiz nua de videira da cultivar Syrah”.
Na categoria doutorado foram premiados os alunos Gustavo Roberto Fonseca de Oliveira (1˚) e Leonardo José Silva da Costa (2˚), com os trabalhos intitulados, respectivamente: “Detecção do vigor de sementes de amendoim por meio da impressão digital química” e “Uso do sensoriamento remoto para entender a influência da cobertura do solo sob a temperatura de superfície terrestre”.