Curso de Plantabilidade reúne cerca de 200 inscritos
17775
post-template-default,single,single-post,postid-17775,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,woolementor,wl,woocommerce,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

Curso de Plantabilidade reúne cerca de 200 inscritos

Curso de Plantabilidade reúne cerca de 200 inscritos

Com 198 inscritos, a sétima edição do Curso de Plantabilidade e Regulagem de Semeadoras, promovido pelo Grupo de Plantio Direto (GPD) da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, aconteceu no dia 15 de junho, na Fazenda Experimental Lageado.
Já consolidado com um dos eventos mais tradicionais e bem sucedidos realizados na Faculdade, o curso bateu o recorde de inscrições dentre todas as suas edições e teve participantes de várias regiões do país.
Os trabalhos começaram no período da manhã, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, onde os participantes receberam as boas vindas do professor Paulo Arbex e do pós-graduando Julio Cesar Pereira, em nome do GPD, e também dos professores Zacarias Xavier de Barros (vice-chefe do Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia) e Caio Antonio Carbonari (vice-diretor da FCA), que aproveitou a oportunidade para fazer uma breve explanação sobre a pujança do agronegócio brasileiro.
Após a cerimônia de abertura, tiveram início as palestras da manhã. O professor Arbex e Julio Cesar ministraram a palestra “Plantabilidade: o segredo para altas produtividades”. Na sequência, veio a palestra “Qualidade de sementes e plantabilidade”, com o professor Edvaldo Aparecido Amaral da Silva, vice-chefe do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal da FCA. A última palestra da manhã foi “Avanços em tecnologia de semeadora de precisão”, com João Paulo Freitas, da John Deere. No período da tarde, aconteceram as atividades práticas, conduzidas pelos integrantes do GPD, na área experimental do Grupo.
O consultor agrícola Pablo Alves veio de Rondônia especialmente para o curso. “Acompanho os conteúdos do GPD pelo instagram e fiz a inscrição para vir participar pela primeira vez de um evento deles. O curso está sendo bom, bem proveitoso, superando minhas expectativas. Nós que trabalhamos no campo aprendemos muita coisa na prática. Hoje vim buscar mais conhecimento para melhorar minha prática. Já aprendi muitos detalhes que às vezes passam despercebidos no dia-a-dia, especialmente com relação à manutenção do equipamento”.
Rafael Avelino da Silva, encarregado geral da Fazenda Jataí, situada em Pompeia/SP, também participou pela primeira vez de um evento do GPD. “Nunca tinha participado desses eventos. Vi no instagram sobre o curso falei para o meu patrão que também achou que valia a pena participar. Vim com mais um colega buscar mais aprendizado. Estamos começando agora a trabalhar com soja e sabemos que ainda faltam detalhes para alcançarmos uma boa plantabilidade. Os conhecimentos que eles passaram aqui sobre regulagem, manutenção vão ajudar bastante”.
O professor Arbex, idealizador e coordenador do GPD, comemorou o sucesso do evento e destacou a importância de fortalecer o nome da FCA junto ao setor produtivo. “Ter um bom público assim no nosso curso nos ajuda a valorizar a nossa casa. Saber que tem gente do país inteiro vindo conhecer a FCA é muito gratificante e nos orgulha bastante. Além disso, conseguimos mostrar aqui que, além do ensino e da pesquisa, que fazemos muito bem, também temos uma área de extensão fabulosa”.
O professor também ressaltou o valor da participação dos alunos na organização e execução do curso. “É uma oportunidade incrível para eles. Para você ter uma ideia, há gente do primeiro ano do curso de Engenharia Agronômica trabalhando no GPD, alunos que estão há menos de seis meses na faculdade e que estão aqui trabalhando, tendo contato com produtores e pessoas das empresas agrícolas”.
O 7º Curso de Plantabilidade e Regulagem de Semeadoras teve apoio da Fepaf.