09 out Curso de operação de drones reúne quase 200 mulheres na Fazenda Lageado
No dia 07 de outubro, na Fazenda Experimental Lageado, sede da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, aconteceu o curso “Drones na Agricultura para Elas”, que teve quase 200 mulheres participantes.
O evento faz parte da celebração do Outubro Rosa e teve o objetivo de capacitar as mulheres interessadas na pilotagem de drones, integrando perspectivas teóricas e práticas, para uma imersão completa no tema.
O programa do evento foi concebido para fornecer às mulheres participantes o conhecimento necessário para conduzir drones no meio agrícola, adotando uma abordagem multidisciplinar que se harmoniza com a expansão do setor, oferecendo uma especialização que conduz a um campo repleto de oportunidades e avanços tecnológicos. É uma oportunidade para que mulheres que atuam na área agrícola possam adquirir as competências indispensáveis para se sobressair nesse dinâmico mercado em contínua evolução.
O evento foi aberto pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, diretora-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). Em seguida houve uma apresentação de Raquel Colenci, supervisora da Seção Técnica de Saúde (STS) do câmpus da Unesp em Botucatu. “Estamos aqui para mostrar a preocupação com a saúde das mulheres em geral, aproveitando o Outubro Rosa, que é destinado à prevenção do câncer de mama, e utilizando esse espaço tão importante para chamarmos a atenção sobre a saúde integral da mulher”.
Na sequência teve início a parte técnica do curso, boa parte dela ministrada por mulheres especialistas nos temas abordados. Gleica Graviel Silva, graduada em Engenharia Agronômica para Esalq/USP e especialista em tecnologia de aplicação aérea da empresa AgroEfetiva foi uma das instrutoras do curso. “No meio da tecnologia de aplicação, o uso de drones ou outras áreas relacionadas ao agronegócio, ainda é predominante a presença masculina. Ter a oportunidade de compartilhar conhecimento, conversar e incentivar outras mulheres a entrar no mercado e trabalhar de forma mais eficiente é fenomenal”, comentou.
As participantes tiveram opiniões semelhantes. Jade Monteiro, aluna do 4º ano de Engenharia Agronômica da UFsCar relata: “Divulgaram o curso num grupo de estudos da faculdade. Como o drone é o futuro da Agronomia, eu achei interessante e resolvi participar. Achei extremamente inclusiva a proposta de ser só para mulheres, pois é uma área onde tem muitos homens no mercado de trabalho, mas a atuação das mulheres, principalmente com tecnologia, é algo que tem impactado bastante. Vir para uma faculdade importante como a FCA e conhecer esse tipo de tecnologia é uma grande oportunidade”.
Eduarda dos Santos Soares, aluna do primeiro ano do curso de Agronegócios da Fatec de Botucatu, viu a divulgação do evento na própria faculdade. “Achei interessante para complementar meu curso e vim fazer. Achei muito incrível o curso ser só para mulheres, tem tudo a ver com o Outubro Rosa, uma iniciativa muito legal”. Sua colega de Fatec, Adriana Arruda Aranha, complementou: “Essa parte de drones é a ponta da tecnologia, é o que está despontando agora. Acho que é importante conhecer para buscar estar antenada com o que está acontecendo em termos de tecnologia. Achei sensacional, o curso ser só para mulheres. A agricultura é um setor com muitos homens, mas quando olhamos mais de perto vemos que tem muitas mulheres trabalhando com destaque na área também”.
O curso “Drones na Agricultura para Elas” foi uma realização Agroefetiva, MD Agro, VMA Soluções Agrícolas e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).