O amendoim: Tecnologia de Produção
14874
product-template-default,single,single-product,postid-16520,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce,woocommerce-page,woocommerce-no-js,woolementor,wl,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-template-full-width,elementor-kit-6,elementor-page-15401

O amendoim: Tecnologia de Produção

Resumo:

Na década de mil e novecentos e setenta quando iniciamos as nossas atividades de ensino, os textos disponíveis para o amendoim, assim como para outras culturas, eram escassos, sendo predominantemente boletins do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-SAA-SP) direcionados para os produtores e alguns para os técnicos, e poucos eram os trabalhos de pesquisa. Houve a necessidade então de serem produzidas as apostilas, com estrutura direcionada para o esquema e a sequência didática apresentados aos alunos. A apostila Cultura do Amendoim foi escrita em 1972, sendo atualizada e aumentada nos anos seguintes com as novidades da pesquisa e dos avanços tecnológicos de produção da cultura. Entretanto, a carência de um texto para o amendoim continuou, face à diminuição da sua importância econômica e aos poucos pesquisadores dedicados à espécie; nos anos seguintes houve decréscimos das áreas de cultivo e de produção dessa cultura, com o crescimento de outras, mormente a soja.
Somente na primeira década de dois mil, com o ressurgimento da importância da cultura, principalmente em áreas de reforma de canavial, e o redirecionamento de sua utilização no mercado interno, houve maior interesse para a cultura, quando foram editados alguns livros sobre o cultivo do amendoim. Mais recentemente, a agricultura brasileira foi submetida a novas demandas, como a necessidade de realizar rotação de culturas, seja por motivos econômicos ou ambientais, e ainda a incumbência de produzir biodiesel. Nestes dois aspectos, a cultura do amendoim pode contribuir com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e voltar a posição de importância anteriormente já ocupada.
A idéia de tornar aquela apostila em um texto didático mais volumoso, incentivada por colegas que trabalhavam com a cultura, sempre existiu, todavia outras atividades consideradas mais importantes para o momento foram postergando a efetivação desta. Nesta oportunidade, mantendo a estrutura inicial dos tópicos da apostila, foi escrito o presente texto, procurando priorizar, dentro do possível, os trabalhos brasileiros de pesquisa, desde os pioneiros aos atuais, e tendo em vista os avanços tecnológicos alcançados para o cultivo do amendoim que resultaram nos ganhos em produtividade e de qualidade do produto nos dias atuais.

Idioma : Português
Nº Páginas: 325
País: Brasil

ISBN: 978-85-98187-29-7
Ano: 2011
Valor: R$30,00
Editora: Fepaf
Autores:  João Nakagawa e Ciro Antônio Rosolem
Acabamento: Brochura
Tamanho: 17 x 24 x 2
Peso: 700g

R$ 31,80