21 out Luz no Campus – Música, Consciência e Natureza – 21/10/2009
Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer
Desde agosto de 2006, a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, realiza em Botucatu, no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, encontros periódicos sobre os temas abrangentes que envolvem o pensamento, a Ética, a Política, a Ciência, enfim toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza e a lucidez, raras em nossos dias tão obscuros. Clareza e lucidez nascem da reflexão, do diálogo e do debate, e agora se fazem luz: Luz no Campus.
Música, Consciência e Natureza
Uma observação atenta nos leva a perceber que os fenômenos vibratórios, advindos do mundo exterior, atravessam diferentes camadas do nosso ser, até se manifestarem plenamente como som e música no palco da consciência. Da mesma forma, o processo vibratório atua e permeia cada individuo dos demais reinos da natureza e se manifesta em cada um segundo as capacidades que estes têm para senti-lo e vivenciá-lo. Entendemos que a onipresente ação vibratória, que na sua forma mais elevada e transcendente é vivenciada como música, pode ser o elemento unificador e integrador dos vários planos da existência humana e natural.
Marcelo S. Petraglia
Músico, compositor e pesquisador sonoro, formado, pela ECA-USP. É mestre em Biologia Geral e Aplicada pela UNESP – Botucatu. Fundou a Rede OuvirAtivo – música para o desenvolvimento humano, através da qual realiza intenso trabalho de criação, pesquisa e docência, além de atuar em projetos de desenvolvimento humano e organizacional junto a empresas e terceiro setor. É colaborador do Laboratório de Caos, Fractais e Complexidade do Instituto de Biociências da UNESP – Botucatu. Tem seu trabalho fundamentado na Antroposofia, que pode ser definida como um caminho de conhecimento que busca integrar a dimensão física e espiritual do ser humano e da natureza.
Após a palestra será lançado o livro “Ensaios sobre Caos e Complexidade: Aplicações Transdisciplinares em Saúde e Educação”.
21 de Outubro de 2009 – Quarta-feira
No Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo – Fazenda Experimental Lageado
Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP
As 18 horas
ENTRADA: 1 kg de alimento não-perecível.