14 mar
Nos dias 15 e 16 de abril, acontece o curso Introdução ao estudo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), ministrado por Lin Chau Ming, docente aposentado do Departamento de Produção Vegetal – Setor Horticultura, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.
Com carga horária de 16 horas e 20 vagas disponíveis, o curso vai abordar os seguintes temas: definições de Conceito de Plantas alimentícias não convencionais (Panc), plantas alimentícias tradicionais, plantas alimentícias negligenciadas entre outros; etnobotânica como ferramenta de pesquisa com Panc; aspectos da propagação e cultivo e mercado; contextualização das informações botânicas; metodologia de coleta de plantas; metodologia para a identificação botânica; prática de formas de consumo e preparo e abordagem da situação atual e as pesquisas em andamento ou necessidades de pesquisas.
O investimento é de apenas R$20,00.
A realização é da Fundação de Ensino e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).
Mais informações e inscrições no site www.fepaf.org.br
O professor Lin Chau Ming
Lin Chau Ming é engenheiro agrônomo formado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP). Possui especialização em Fitoterapia e Fitofármacos pela Escola de Saúde Pública do Paraná, mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná , doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Unesp e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) também pela Unesp.
Realizou pós-doutorados em Etnobotânica no Jardim Botânico de Nova York (1998-1999) e em Agroecologia na Columbia University em Nova York (2007-2009) e estágio sênior no exterior, com apoio da CAPES, em pesquisa etnobotânica, no Jardim Botânico de Nova York, entre 2017 e 2018.
É professor aposentado do Departamento de Produção Vegetal – Setor Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas e credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração Horticultura da mesma faculdade. Foi coordenador do programa de pós-graduação em Horticultura da FCA e editor chefe da Revista Brasileira de Plantas Medicinais (1999 a 2012). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Horticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, botânica, etnobotânica, horticultura, óleo essencial, agricultura indígena, agrobiodiversidade e plantas hortícolas não convencionais. Foi também editor chefe da revista Ethnoscientia, da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, da qual foi presidente por duas gestões.