Página principal
Publicações
Ensaios sobre Caos e Complexidade: Aplicações Transdisciplinares em Saúde e Educação
Ensaios sobre Caos e Complexidade: Aplicações Transdisciplinares em Saúde e Educação

Idioma: Português
Nº de páginas: 215
Peso: 300 gramas
País: Brasil
Cód. barras: 978-85-98187-18-1
Ano de Edição: 2009

Este livro é uma semente da ciência feita de uma maneira nova, mais integrativa, mais humana, mais cidadã, procurando integrar o mundo sensorial, artístico, lúdico e perceptivo ao racional, tentando levar essa visão para dentro das universidades. Isso é fazer ciência transdisciplinar!
Defendemos nessa idéias a integração dos conhecimentos da humanidade, deixando muito claro, entretanto, que somos todos aprendizes e que ninguém é dono da verdade.
Não estamos propondo novos dogmas, apenas olhares mais ampliados. O advento da Física Quântica e logo depois da Ciência do Caos e da Complexidade no século XX veio mudar os pilares epistemológicos da ciência, mesmo que os pesquisadores arraigados ao conveniente modelo antigo não queiram ver.
Nosso pressuposto é de que a visão de Bacon, Descartes e Newton sobre fazer ciência extorquindo a natureza e separando as partes é apenas UMA visão, não é A visão, e para sermos honestos com nossos alunos e com a sociedade como um todo, precisamos deixar sempre o nosso interlocutor, seja ele aluno, paciente ou cidadão comum, decidir qual visão quer abraçar. É preciso propor possibilidades diferentes de conhecimento ao outro deixe de ser apenas um objeto. A saúde e a educação do século XXI sonham que essas novidades possam ser implantadas nas universidades de forma urgente para poder formar o novo ser mais humano mais responsável por si e pelo mundo onde habita, o que a ciência clássica já mostrou que não é capaz de dar conta sozinha, haja vista as catástrofes naturais que se desenham neste início de milênio.




Preço

R$ 25,00


   Organizador: Ivan Amaral Guerrini
   
2017 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-307 - Caixa postal 237 - (14) 3880-7127