Página principal
Publicações
ESTUDOS SOBRE MICROBACIAS  "AS FÁBRICAS DE ÁGUA" JUBILEU DE PRATA
Idioma: Português
Nº de páginas: 270
País: Brasil
ISBN: 978-85-98187-84-6
Ano de Edição: 2017


É com imenso prazer que lançamos este livro em 2017, que retrata o êxito do V Simpósio Internacional de Microbacias Hidrográficas realizado na UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas, Campus de Botucatu, fruto da continuidade dos Simpósio realizados em 2005, 2007, 2010, 2013 e 2017. Trata-se de uma publicação com dez capítulos elaborados ao longo destes 25 anos de trabalhos, estudos, aulas e pesquisas na área de bacias hidrográficas com enfoque em sustentabilidade da água nas microbacias, que contribuíram para a formação acadêmica dos Engenheiros Florestais e Agrônomos desta importante instituição.
O Simpósio em Manejo de Microbacias Hidrográficas nasceu por iniciativa do eminente Professor Valdemir Antonio Rodrigues que, há 25 anos, em parceria com o Instituto Florestal de São Paulo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, realiza o workshop sobre o mesmo tema no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Cunha-Indaiá, no Laboratório de Hidrologia Florestal “Engenheiro Agrônomo Walter Emmerich”, em atividade desde 1979, fruto da cooperação técnica entre a Japan International Cooperation Agency (JICA) e o Instituto Florestal - SMA.
Durante vinte e cinco anos ininterruptos, os workshops de Cunha foram focados para alunos de graduação e pós-graduação. No decorrer deste período, em 2000, surgiu a Casa da Natureza, no próprio Campus da FCA-UNESP-Botucatu, dedicada à Educação Ambiental voltada à preservação dos recursos hídricos, com ações práticas na trilha ali implantada, que se destaca em nível regional. Agora, ao se perceber a necessidade de discutir este tão importante tema em um palco maior, a nova versão do evento adquiriu maior abrangência. Na pós-graduação foi criada a linha de pesquisa em Manejo de Bacias Hidrográficas com mestrandos e doutorandos, diante de um extraordinário potencial.
A sustentabilidade da água é tema apaixonante e importante no contexto do início deste século. Nada mais necessário que eventos para discutir os processos hidrológicos, a conservação, a recuperação de nascentes, as matas ciliares, o abastecimento e as estratégias para produção de água nas microbacias. Os reflexos destas discussões, estudos e ações, devem ajudar economia e a população de forma retumbante, haja visto os problemas de abastecimento recentemente sofridos nos grandes centros. Estes acontecimentos nos alertam para a necessidade de ações voltadas nas microbacias hidrográficas e não somente no processo de acumulação em grandes reservatórios. São estes os temas reunidos neste livro, que surge após o Simpósio, realizado em parceria com o Instituto Florestal do Estado de São Paulo.
Foi fundamental o empenho dos alunos de Pós-Graduação e do 5º ano de Engenharia Florestal, funcionários e professores da UNESP, além da destacada participação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que com seus profissionais, atuantes em extensão rural, contribuíram para o sucesso do Simpósio. Parabéns!

Luis Alberto Bucci
Pesquisador Científico
Diretor Geral do Instituto Florestal de São Paulo






Preço

R$ 50,00


   Autor: Valdemir Antonio Rodrigues
   
2017 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-307 - Caixa postal 237 - (14) 3880-7127