Página principal
Publicações
Insetos de Importância Econômica: Guia Ilustrado para Identificação de Famílias
“Insetos de Importância Econômica: Guia Ilustrado para Identificação de Famílias"

1º Edição Revisada e Ampliada

Idioma: Português
Nº de páginas: 391
País: Brasil
ISBN: 978-85-98187-32-7
Ano de Edição: 2016

A correta identificação de um inseto de interesse econômico é premissa básica para a solução de qualquer problema entomológico. Ela facilita a busca e a obtenção de toda a informação bibliográfica previamente existente sobre o tema. Entretanto, a identificação é uma atividade difícil, que demanda tempo considerável, tornando-se muitas vezes desestimulante para os não especialistas.

Fatores associados à grande biodiversidade e tamanho reduzido dos insetos, aliados à escassez de informação biológica, complexidade das chaves de identificação disponíveis, dificuldade na interpretação de termos técnicos, além da ausência de ilustrações com boa resolução, justificam quanto laboriosa é a identificação de insetos.

A ideia da elaboração de um livro que reduzisse as dificuldades de identificação mencionadas anteriormente surgiu a partir da dissertação de mestrado: “Chave Pictórica de Identificação de Famílias de Insetos Praga-Agrícolas”, de autoria de Ricardo Toshio Fujihara, atualmente Prof. Adj. Dr. da UFSCar, Araras, SP. Em seu trabalho, foi desenvolvido um sistema, em mídia digital, para a reprodução de chaves dicotômicas em formato HTML, com baixo custo e incluindo imagens digitalizadas para auxiliar na identificação de famílias de insetos de importância agrícola, considerando-se as dificuldades até então enfrentadas.

Posteriormente, com a colaboração dos professores Luiz Carlos Forti (Prof. Adj. Dr. da FCA/UNESP, Botucatu, SP), Maria Christina de Almeida (Prof. Adj. Dr. da UFPR, Curitiba, PR) e Edson Luiz Lopes Baldin (Prof. Adj. Dr. da FCA/UNESP, Botucatu, SP), em conjunto com outros pesquisadores da área, foi desenvolvido o livro Insetos de Importância Econômica: Guia Ilustrado para Identificação de Famílias.

O objetivo deste material é disponibilizar informações atuais e mais completas sobre as principais famílias de insetos de importância econômica. De forma prática e didática, visa auxiliar no processo de identificação, por meio de chaves ilustradas e esquemas que complementam o estudo e aprendizado em Entomologia Geral. É uma obra que atende a todos os entusiastas da área de Entomologia, especialmente professores, pesquisadores e estudantes.

O livro foi divido em 13 capítulos. Nos capítulos 1, 2 e 3 são abordados conhecimentos gerais sobre a morfologia externa, interna e a reprodução e desenvolvimento dos insetos. O capítulo 4 contempla a “Chave para ordens da Classe Insecta (adultos)”. Os capítulos 5 a 13 descrevem, de maneira geral, as principais ordens e famílias de importância econômica que ocorrem no Brasil, e apresentam, ao seu final, chaves de identificação para a maioria das famílias abordadas no texto. As imagens digitalizadas e esquematizadas nestes capítulos representam seu maior diferencial, com relação às chaves de identificação encontradas na literatura brasileira. Embora algumas das famílias descritas no texto e presentes nas chaves não apresentem importância econômica, são de ocorrência comum nas coleções entomológicas e, portanto, importantes discriminantes para as dicotomias, auxiliando no processo de identificação. O livro apresenta também um glossário, que facilita a compreensão e entendimento da terminologia utilizada ao longo da obra.

Considerando-se a carência de materiais relativos à Entomologia Geral no Brasil, este livro poderá representar uma importante contribuição. Sua imagens em alta resolução são pioneiras neste tipo de publicação e poderão reduzir o tempo e facilitar o aprendizado na identificação das principais famílias de insetos de importância econômica que ocorrem no Brasil.

Ricardo Toshio Fujihara




Preço

R$ 120,00


   Autores : Ricardo Toshio Fujihara, Luiz Carlos Forti, Maria Christina de Almeida, Edson Luiz Lopes Baldin
   
2017 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-307 - Caixa postal 237 - (14) 3880-7127