Página principal
Notícias
CABI promove seminário sobre agricultura orgânica

CABI promove seminário sobre agricultura orgânica
Em novembro, o CAB International (Centre for Agriculture and Biosciences International) no Brasil recebeu a visita do pesquisador português Fernando Sousa do “Research Institute of Organic Agriculture” (FiBL, Suíça). Aproveitando a oportunidade, foi organizado o seminário "O papel da pesquisa na agricultura orgânica” com o objetivo de conhecer e promover os trabalhos desenvolvidos pelo CABI, FiBL e pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, e fomentar o debate entre os presentes.

O seminário, que contou com a participação de alunos e professores da FCA, foi aberto pela diretora do CAB International no Brasil, doutora Yelitza Colmenarez, que deu as boas vindas aos participantes e palestrantes. A doutora Natália Corniani fez uma breve introdução ao CABI abordando sua missão, estrutura e os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela organização nas Américas e a nível global.

De acordo com os números apresentados por Fernando Sousa, o mercado de produtos orgânicos movimentou, no ano retrasado, mais de 80 bilhões de dólares, indicando claramente um aumento da demanda dos consumidores. A área agrícola mundial dedicada à agricultura orgânica cresceu de 11 para 51 milhões de hectares em apenas 15 anos. Na América Latina e Caribe, em termos da porcentagem da área agrícola dedicada ao cultivo orgânico as Ilhas Malvinas lideram (12,5%), seguidas pelo Uruguai (9%), Guiana Francesa (9%), República Dominicana (7%) e Argentina (2,1%) sendo que o Brasil ocupa a ultima posição com apenas 0.1% da sua área agrícola dedicada ao cultivo de produtos orgânicos, apesar da tendência de aumento de área cultivada, número de produtores e mercado.
Sousa apresentou os resultados preliminares do projeto coordenado por ele “Manejo de recursos orgânicos para aumento da fertilidade do solo”. O projeto, implementado em 8 países africanos, tem como objetivo promover a adoção e disseminação de práticas agrícolas adequadas de modo a melhorar a fertilidade dos solos, sempre considerando o contexto sócio-cultural.

Para finalizar as atividades da tarde, o professor Filipe Giardini Bonfim, do Departamento de Horticultura da FCA apresentou os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que vem sendo realizados por ele e seus orientados, entre alunos de graduação e pós-graduação, na área de produção orgânica. Muitas das atividades de extensão envolvem a participação de moradores de bairros carentes de Botucatu, promovendo assim o conhecimento e aumentando a renda das famílias atendidas.
As apresentações foram seguidas por uma rica discussão sobre as dificuldades da expansão da produção orgânica a nível mundial e foi uma ótima oportunidade para promover a interação entre pesquisadores e alunos e discutir possíveis trabalhos em colaboração.



Fonte: Fepaf  Autor: Assessoria de imprensa

Imprimir
 
Indicar a um amigo
 
2018 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-307 - Caixa postal 237 - (14) 3880-7127