Página principal
Notícias
Cabi promove seminário sobre agricultura orgânica

Cabi promove seminário sobre agricultura orgânica
O pesquisador Fernando Sousa do “Research Institute of Organic Agriculture” (FiBL, Suíça) visitará o escritório do CABI (Centre for Agriculture and Biosciences International) no Brasil, na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu/SP.

Aproveitando a oportunidade, no dia 10 de novembro, a partir das 14h30, no auditório da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), o pesquisador ministrará o seminário: "O papel da pesquisa na agricultura orgânica:

A experiência do FiBL, Suíça".
Durante o evento será abordado o trabalhado desenvolvido pelo FiBL a nível global e em especial o projeto ORM4Soil (Organic Resource Management for Soil Fertility), com enfoque no aumento da fertilidade dos solos através de recursos orgânicos na África. O professor Filipe Giardini Bonfim, do Departamento de Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) fará uma apresentação das linhas de pesquisa em orgânicos da Faculdade.

O evento é gratuito. Mais informações pelo telefone (14)3880-7661.

Sobre o palestrante

Fernando Sousa fez a sua licenciatura em Biologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na área de zoologia. No seu mestrado, decidiu encaminhar-se para a área da Conservação da Natureza e escolheu estudar a população de chimpanzés numa floresta próxima da aldeia de Gadamael, no sul da Guiné-Bissau.

Após terminar a sua tese de mestrado, Fernando, juntamente com outros dois colegas, decidiu concorrer a uma bolsa de jovens investigadores, promovida pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.
Regressado a Portugal, Fernando Sousa encontrava-se um pouco indeciso entre permanecer nas ciências biológicas ou mudar-se para as agronómicas. A conservação da natureza era o seu principal objetivo mas compreendeu, “que não podíamos fazer grande coisa pela natureza se não fizéssemos alguma coisa pelos sistemas de produção alimentar”, pois são esses sistemas que mais destroem os ecossistemas.

Por esse motivo, decidiu candidatar-se ao Research Institute of Organic Agriculture” (FiBL, Suíça), instituto de referência no que concerne à investigação e desenvolvimento em agricultura biológica, situado em Frick, na Suíça. A candidatura teve o apoio do programa Leonardo da Vinci, e, assim, deu início à sua aventura helvética no ano de 2012.

Em 2015, recebeu o convite para integrar a equipa de coordenação do projeto Organic Resource Management for Soil Fertility (orm4soil) e não hesitou em mudar-se para Basel. No projeto em que se encontra a trabalhar atualmente, integra uma equipa de cinco elementos, oriundos de Alemanha, Gana e Suíça. Para além desses, há cerca de trinta e cinco elementos dispersos pelo Gana, Zâmbia, Mali e Quénia e um total de 120 agricultores.

O orm4soil tem como característica a interdisciplinaridade, focando-se em três áreas: ciências da comunicação, sociologia e ciências agronómicas. A equipa é heterogénea e é composta por agricultores, técnicos, agentes de viabilização agrícola, cientistas e stakeholders, evidenciando a transdisciplinaridade que o projeto ambiciona.



Fonte: Fepaf  Autor: Assessoria de imprensa

Imprimir
 
Indicar a um amigo
 
2017 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-307 - Caixa postal 237 - (14) 3880-7127