Página principal
Cursos e Eventos
IV Curso Teórico-Prático sobre Células-Tronco e Terapia Celular

De 13 a 16 de Maio de 2020

Local: Anfiteatro Antônio Merisse - UNESP (Assis)

Inscrições:
- Somente Curso Teórico (150 vagas) – R$110,00
Para efetuar sua inscrição, CLIQUE AQUI.
- Curso Teórico-prático (50 vagas) – R$150,00
Para efetuar sua inscrição, CLIQUE AQUI.

Forma De Pagamento
Depósito em conta bancária: O participante deve depositar na conta da FEPAF, conforme os dados abaixo:
Banco: (001) Banco do Brasil
Nome: FEPAF
CNPJ: 50.786.714 / 0001-45
Agência: 0079-5
Número da conta: 14472-X


O recibo de depósito deve ser enviado por e-mail para: eventos@fepaf.org.br
O envio do comprovante de pagamento é de extrema importância, pois somente assim a inscrição confirma-se.



  PROGRAMAÇÃO


Dia 13/05 (Quarta) - Curso Teórico

18h00 – Credenciamento
18h30 – Abertura
19h00– Palestra: Células-Tronco e Terapia Celular: Conceitos Básicos e Aplicados
Prof. Dr. João Tadeu Ribeiro-Paes - UNESP, Assis.
As células-tronco representam atualmente um tema de intensa pesquisa em função das potencialidades de aplicação terapêutica. Avanços importantes relativamente ao refinamento técnico, ampliaram os horizontes da terapia celular e têm permitido a geração de novos modelos de estudo em fisiopatologia, bem como de novas abordagens em engenharia de tecidos e medicina regenerativa. Neste contexto, pretende-se, nesta palestra, apresentar e discutir conceitos gerais sobre células-tronco embrionárias e adultas, que permitam aos participantes situar-se criticamente sobre o real estado da arte da terapia celular, os avanços, limitações e potencial de aplicação terapêutica em medicina humana e veterinária.

COFFEE BREAK

21h00 – Palestra: Imunoterapia contra o câncer usando células T-CAR: da pesquisa básica à aplicação clínica
Profa. Dra. Amanda Mizukami. Hemocentro da USP, Ribeirão Preto.
As células T geneticamente modificadas para expressar receptores de antígeno quiméricos (CARs; células CAR-T) tem demonstrado resultados impressionantes para o tratamento de tumores hematológicos. Os sucessos clínicos recentes ajudaram a impulsionar a aprovação comercial desta terapia nos Estados Unidos, ampliando sua utilização para um maior número de pacientes. No entanto, várias limitações precisam ser abordadas antes do uso generalizado das células T-CAR como tratamento padrão. Nessa palestra será dada uma breve visão geral da estrutura dos CARs, como eles são introduzidos nas células T, processamento celular e controle de qualidade. Será abordado também os principais desafios para utilização das células T-CAR na prática clínica, bem como as dificuldades que surgem na produção de células T-CAR em larga escala para alcançar uma comercialização bem-sucedida desse tipo de terapia celular.

Dia 14/05 (Quinta) - Curso Teórico

19h00 – Palestra: Cultivo de Células-tronco em suspensão: Equilibrando qualidade e rendimento.
Dr. Vinícius A. Simão. UNESP, Assis
Desde sua concepção a terapia celular vem superando desafios para se aperfeiçoar e se tornar acessível a população. Dentre os limites de sua aplicação estão a necessidade de obtenção de uma elevada quantidade de células-tronco para serem infundidas ao paciente, conciliada com um alto grau de viabilidade e segurança do produto biológico. Em função dessa demanda, o cultivo de células em suspensão em biorreatores foi desenvolvido para propiciar um elevado rendimento com menos tempo e custos que a cultura estática, no entanto, a adaptação de uma célula aderente ao cultivo com microcarregadores em suspensão depende de ajustes na plataforma de cultivo de acordo com o tipo celular cultivado, além do desenvolvimento de análises de monitoramento que possam garantir a estabilidade e qualidade da célula em proliferação. O equilíbrio entre qualidade e rendimento, se faz, portanto, necessária para uma terapia celular de sucesso.

COFFEE BREAK

21h00 – Palestra: Construção de cultivos celulares tridimensionais por levitação magnética
Prof. Dr. Daniel Perez Vieira
Várias técnicas vem sendo empregadas para a construção e manutenção de agregados celulares, organoides ou não, com o intuito de estruturar modelos in vitro que possam simular a fisiologia mínima de tecidos em três dimensões. O seminário apresentará alguns exemplos de esferóIides construídos mediante levitação magnética das células, e algumas aplicações dos modelos.

Dia 15/05 (Sexta) - Curso Teórico

19h00 – Palestra: Desafios e perspectivas em Bioimpressão de tecidos
Profa Dra. Janaína de Andréa Dernowsek. CEO da BioEdTech.
Recentes avanços na manufatura aditiva têm permitido a impressão 3D de materiais biocompatíveis, células e componentes de suporte em complexos tecidos biológicos. Hoje em dia, o processo de bioimpressão 3D pode ser adaptado para produzir tecidos em uma variedade de formatos e complexidades estruturais, além de obter propriedades físicas, químicas, biomecânicas e biológicas, visando a criação de biomodelos que mimetizem tecidos próximos dos reais. Nessa palestra será apresentado os principais conceitos, desafios e perspectivas da Bioimpressão de tecidos.

COFFEE BREAK

21h00 – Palestra: Medicina regenerativa e translacional: from bench to bedside
Prof. Dr. João Tadeu Ribeiro-Paes. UNESP, Assis
A Terapia celular, com células-tronco hematopoéticas e células estromais mesenquimais apresenta-se como uma alternativa terapêutica promissora em diferentes patologias crônico-degenerativas. Essa nova abordagem terapêutica insere-se, por sua vez, num contexto mais amplo de duas novas áreas do saber, cuja denominação tem sido, mais recentemente, referida pelo acrônimo - TERM (Tissue Engineering/Regenerative Medicine). Nesta palestra, serão discutidos aspectos conceituais sobre engenharia de tecidos/medicina regenerativa e translacional, adotando como modelo explicativo da medicina translacional a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) / enfisema pulmonar e as úlceras cutâneas em pacientes diabéticos.

Dia 16/05 (Sábado) - Curso Prático - 50 vagas
Local: Laboratório Didático

Isolamento de Células Mononucleares de Medula Óssea de Camundongos
8h00 – 2ª Turma Curso Prático – Equipe deo GenTe Cel
14h00 – 1ª Turma Curso Prático – Equipe deo GenTe Cel

Vamos bioimprimir um tecido?
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A INOVADORA TECNOLOGIA DE BIOIMPRESSÃO.
Uma prática imersiva cujo objetivo é apresentar as principais etapas e estratégias utilizadas na área de biompressão - modelagem, fatiamento, biotinta e biompressão.
8h00 – 1ª Turma Curso Prático - Profa Dra. Janaína de Andréa Dernowsek
14h00 – 2ª Turma Curso Prático - Profa Dra. Janaína de Andréa Dernowsek



   
2020 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Avenida Universitária, 3780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-034 - (14) 3880-7127