Página principal
"Luz no Campus - Filosofia ao entardecer"
8. Analise da teoria gaya
A mãe Terra, com metabolismo próprio e autoregulação - a homeostases
- 28 de Novembro de 2007

Uma revisão do nascimento do universo amazônico, sob a visão criacionista (cultura indígena e judaico-cristã) e a evolucionista.
Tecnosfera x Biosfera - um planeta doente; as ameaças à continuidade da vida do planeta; os últimos dados do IPCC/ ONU (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas); o enfoque técnico-agronômico que o IPCC não enfatiza.

A Grande Transição- um tratado de sobrevivência interpreta como os mais avançados centros de pensamento (ONU- MEA- MIllennium Ecosystem) enxergam a aventura do homem no Planeta Terra e projeta cenários alternativos que poderão conduzir a humanidade a uma convivência harmônica fraterna ou a um desastre universal.

Militância cidadã - resistência civil segundo Ghandi, desobediência civil, segundo Thoureau. Estado, mundo espiritual, corporações transnacionais e sociedade civil organizada serão os agentes de transformação rumo a um novo paradigma de civilização.

Mauro Victor
Meio século de profissão de fé ambiental define a trajetória do pesquisador agrônomo-florestal Mauro Victor – “o historiador decano das florestas brasileiras”, no dizer do brasilianista Warren Dean. Sempre defendeu um ordenamento econômico onde o capital natural precede o capital financeiro. Ousado e irreverente, segundo o professor Aziz Ab´Saber, Mauro Victor ajudou a alavancar o autêntico ambientalismo no país. Com profunda militância cidadã, é um dos fundadores da SOS Mata Atlântica, entre outras ONGs.



Imprimir
   
2018 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-307 - Caixa postal 237 - (14) 3880-7127