Página principal
"Luz no Campus - Filosofia ao entardecer"
5. As florestas do mundo: o homem - 09 de Maio de 2007

“As florestas do mundo: o homem” foi o tema da conferência ministrada pelo professor Antonio Natal Gonçalves, do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP.

O palestrante abordou assuntos como a aplicação dos conceitos de ética e estética no uso das florestas; a expansão das funções da floresta para além de seu uso na indústria madeireira; a influência da religiosidade na nossa maneira de entender a floresta; a crise do ter e do ser; a questão da sustentabilidade e uma análise crítica sobre o comércio de carbono.
Durante sua fala, o professor Natal provocou o público com várias questões como: até que ponto a academia defende os interesses de determinados grupos em detrimento do interesse geral da sociedade? O que estamos fazendo dentro da universidade? O que estamos fazendo de concreto para evitar a internacionalização de nossas florestas e de nossas águas?

Ao alertar para a necessidade de conscientização dos profissionais e da população em geral sobre o cuidado com os recursos naturais, o palestrante afirmou: “Estamos esquecendo os limites ecológicos e a capacidade de recuperação dos ambientes”.

Antonio Natal Gonçalves
Depto de Ciências Florestais – ESALQ-USP




Imprimir
   
2018 - FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-307 - Caixa postal 237 - (14) 3880-7127